1ª Jornada de Enfermagem Gerontológica do Estado de Goiás

Prezados colegas!

Esta é a primeira edição da Jornada de Enfermagem Gerontologica do Estado de Goiás (JoEnGG).

 

Historicamente, o interesse da Enfermagem brasileira no estudo do cuidado à pessoa idosa, foi evidenciado em publicações da década de 80, com avanço contínuo, porém com maior proporção após o ano 2000. Apesar do crescimento demográfico da população brasileira e também do Estado de Goiás, as discussões acerca do envelhecimento humano na área de enfermagem precisam ser estimulados tanto nos serviços de saúde como nas instituições de ensino.

 

Por isso, o objetivo principal deste evento é agregar os profissionais, docentes e estudantes com interesse na área de envelhecimento para divulgar o conhecimento de enfermagem na área de pesquisa, ensino e extensão no Estado de Goiás. A partir disso, esperamos colaborar para a melhoria dos serviços de enfermagem na Rede de Atenção em Saúde a Pessoa Idosa no Estado de Goiás.

 

Este evento é coordenado pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, em parceria com as instituições de enfermagem de ensino superior do Estado de Goiás e com as entidades de classe, entre elas a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Seção Goiás), Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Goiás (SIEG).

 

A 1ª Jornada de Enfermagem Gerontologica do Estado de Goiás é coerente com sua edição nacional “Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica”, a qual este ano está em sua 12ª edição e ocorrerá na cidade de Manaus-AM, entre os dias 12 a 15 de novembro.

Espera-se que este evento possa contribuir para que profissionais e pessoas interessadas no tema para discutir sobre as demandas dos idosos no Estado de Goiás, auxiliando a enfermagem no processo de articulação de políticas públicas e das redes de atenção a pessoa idosa. Espera-se também, estabelecer um panorama atual sobre o ensino relacionado a saúde do idoso no estado, pesquisas que contemplam essa população e a execução e apoio a novos projetos aos mesmos.

 

Contamos com a sua participação!!

 

Vamos juntos dar visibilidade às necessidades de saúde dos idosos!